sexta-feira, 5 de outubro de 2012

NICHOLS



Stephen Nichols tinha um só objetivo em sua adolescência, se tornar um grande atleta. E para isso ele praticou vários esportes como futebol, boxe tailandês e natação, porém um problema nas costas colocou um fim em qualquer possibilidade de seguir carreira no esporte.

Em 1995, Nichols lançou seu primeiro single “Woy”, mas o verdadeiro sucesso só veio quando ele lançou seu segundo álbum “Streep Tease” em 1999. Mas ficou decepcionado com o seu produtor e quebrou contrato. Em 2001, Nichols lançou novo álbum “Player 100%” em outra gravadora e novamente se viu decepcionado com a divulgação e promoção do álbum. Mais tarde novo álbum lançado “From Zouk To R&B” e Nichols ficou novamente insatisfeito com o resultado final.

Em 2003, tudo mudou para Nichols, arranjou novo empresário, novo produtor e o sucesso apareceu na música “Zouk Bordel” que fez parte de várias compilações de zouk. Nichols resolveu embarcar na  produção de novos artistas como Marcia, II Ways, Jamice, Priscilla, além de compor também para vários artistas consagrados como  Kaysha, Talina entre outros e até artistas do Cabo Verde.

Em 2006, é lançado o álbum “Seven” estabelecendo a reputação internacional do Nichols com uma grande turnê pelos Estados Unidos, França, Cabo Verde e Canadá. Depois de três anos de turnê, Nichols lança seu oitavo álbum “Ladies Night” somando uma carreira de mais de vinte anos, com mais um hit ”Tocam” sucesso em todo o mundo.

KAYSHA



Seu nome real Edward Mokolo Jr. Nascee na Africa e com sete anos de idade foi pra a França com seus pais. Kaysha ficou bastante conhecido quando lançou sua primeira música de sucesso “Bounce Baby”. Em 1998, Kaysha lança seu primeiro álbum “I`m Ready” e mais um hit “Telephone”.

Até 2011, Kaysha já havia lançado mais de oito álbuns, sem contar que produziu vários outros artistas na sua própria gravadora. Ele se tornou um dos artistas do zouk mais conhecidos do mundo, fazendo shows pela Africa, Europa, Asia e Americas, inclusive veio várias vezes ao Brasil fazer shows. Kaysha também ganhou alguns prêmios como Melhor Artista Africano em 2000 e 2004.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

SLAI



Seu nome real Patrice Sylvestre, nasceu na França, mas passou parte de sua infância e adolescência em Guadalupe até 1996, quando retornou à França. Sua paixão pela música começa cedo. Em 1998, ele lança sua primeira música “Flame”, que se torna um grande sucesso no Caribe. Enquanto isso ele produz outros artistas.

Em 2002, ele lança o álbum “Slai” com o hit “La Damière Danse” que finalmente lhe abrirá as portas do sucesso. Em 2003, Slai re-lança a música “Flame” em novo gênero zouk, ocasionando seu sucesso no Caribe até a França. Em 2004, um novo álbum “Florilège”, contendo os sucessos “Ce Soir Ou Jamais” e “Après La Tempête”, confirmando o gosto do público por seu som tropical, o que tornou rapidamente um álbum premiado com disco de ouro duplo. Retornando em 2011, Slai lança novo álbum “Escale”, com a música de trabalho “Autour De Toi” e as faixas “Ça Ne Te Convient Pas” e “Si Ou Enme Mwen”.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EDITH LEFEL



Ela nasceu na Guiana Francesa e aos 3 anos de idade seus pais se mudaram para a Martinica. Enquanto crescia na Martinica, presenciou a criação do zouk em meados dos anos 70. Aos 14 anos de idade se mudaram novamente, desta vez para Paris, onde começou sua carreira de cantora em 1984. Logo foi convidada a gravar sua primeira música de sucesso “Etiw Doudou”, que fez parte do primeiro álbum “La Klé”, de 1988.

Edith Lefel passou a fazer dueto com outros artistas e se tornou conhecida em todo Caribe, principalmente com a música “Ich Maman” em parceria com o cantor Jean-Luc Lazair. Essa música abriu caminho para uma variante mais lenta e mais sensual do gênero zouk, chamada de zouk love com melodias suaves e batidas marcantes. Edith Lefel foi uma das cantora que popularizou esse novo estilo com seus discos.

Em 1992, ela lançou seu segundo álbum “Mèci”, que vendeu mais de 40 mil cópias e ainda ganhou o prêmio de Melhor Vocalista Feminino do Ano. Em 1996, lançou o terceiro álbum “Rendez-vous” e continuou sendo considerada uma das principais intérpretes do gênero afro-caribenho. Mais tarde, Edith Lefel levou sua carreira em direção totalmente diferente do gênero zouk, cantando músicas populares francesas e ainda gravou mais três álbuns, até a sua morte em 2003.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ZOUK MACHINE



O grupo foi fundado por Guy Houllier e Yves Honore que fazem parte de uma banda chamada Experience 7, responsável também pelo surgimento do zouk ao lado da banda Kassav. Em 1986, os dois resolveram formar um grupo de três mulheres Joëlle Ursull, Christiane Obydol e Dominique Zorobabel, que lançaram o primeiro álbum “Sové Lanmou”. Em 1989, o segundo álbum “Maldòn” foi lançado culminando no hit “Maldòn (La Musique Dans La Peau)”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias ultrapassando outras bandas de zouk, inclusive o Kassav. Essa música ficou em primeiro lugar por nove semanas consecutivas.

Em 1990, a vocalista líder Joëlle Ursull, deixou o grupo e seguiu em carreira solo. Jane Fostin veio a integrar o grupo, que fizeram várias turnês pelo mundo e ainda lançaram outros álbuns. Em 1995, foi a vez de Jane Fostin deixar o grupo e seguir carreira solo, o grupo entrou em crise e sua gravadora resolveu lançar uma coletânea com as melhores do Zouk Machine.