sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EDITH LEFEL



Ela nasceu na Guiana Francesa e aos 3 anos de idade seus pais se mudaram para a Martinica. Enquanto crescia na Martinica, presenciou a criação do zouk em meados dos anos 70. Aos 14 anos de idade se mudaram novamente, desta vez para Paris, onde começou sua carreira de cantora em 1984. Logo foi convidada a gravar sua primeira música de sucesso “Etiw Doudou”, que fez parte do primeiro álbum “La Klé”, de 1988.

Edith Lefel passou a fazer dueto com outros artistas e se tornou conhecida em todo Caribe, principalmente com a música “Ich Maman” em parceria com o cantor Jean-Luc Lazair. Essa música abriu caminho para uma variante mais lenta e mais sensual do gênero zouk, chamada de zouk love com melodias suaves e batidas marcantes. Edith Lefel foi uma das cantora que popularizou esse novo estilo com seus discos.

Em 1992, ela lançou seu segundo álbum “Mèci”, que vendeu mais de 40 mil cópias e ainda ganhou o prêmio de Melhor Vocalista Feminino do Ano. Em 1996, lançou o terceiro álbum “Rendez-vous” e continuou sendo considerada uma das principais intérpretes do gênero afro-caribenho. Mais tarde, Edith Lefel levou sua carreira em direção totalmente diferente do gênero zouk, cantando músicas populares francesas e ainda gravou mais três álbuns, até a sua morte em 2003.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ZOUK MACHINE



O grupo foi fundado por Guy Houllier e Yves Honore que fazem parte de uma banda chamada Experience 7, responsável também pelo surgimento do zouk ao lado da banda Kassav. Em 1986, os dois resolveram formar um grupo de três mulheres Joëlle Ursull, Christiane Obydol e Dominique Zorobabel, que lançaram o primeiro álbum “Sové Lanmou”. Em 1989, o segundo álbum “Maldòn” foi lançado culminando no hit “Maldòn (La Musique Dans La Peau)”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias ultrapassando outras bandas de zouk, inclusive o Kassav. Essa música ficou em primeiro lugar por nove semanas consecutivas.

Em 1990, a vocalista líder Joëlle Ursull, deixou o grupo e seguiu em carreira solo. Jane Fostin veio a integrar o grupo, que fizeram várias turnês pelo mundo e ainda lançaram outros álbuns. Em 1995, foi a vez de Jane Fostin deixar o grupo e seguir carreira solo, o grupo entrou em crise e sua gravadora resolveu lançar uma coletânea com as melhores do Zouk Machine.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

KASSAV



Essa banda formada em Guadalupe e Martinica por Pierre-Edouard Decimus e Freddy Marshal foi pioneira na criação e divulgação do zouk no início dos anos 80. Em 1984, o grupo lançou o álbum “Yélélé”, que trazia o hit internacional “Zouk-la-sé Sel Médikaman Nou Ni”. Com esse sucesso, o zouk se tornou mania em vários países.

No final dos anos 80, a Lambada brasileira estourava na Europa, principalmente com o sucesso do grupo Kaoma liderada pela cantora Marcia Ferreira. Nessa época o zouk passou a ser conhecido por alguns como Lambada Francesa.

PRINCESS LOVER



Como a maioria das cantoras de zouk, Nicole Neret, seu nome real, também veio da Martinica. Ela começou cedo na história da música ao lado de seu irmão Master MX, que juntos formaram um grupo de Dancehall. Mas foi com a música zouk que ela ficaria famosa, no início dos anos 2000, com um dueto com a cantora Perle Lama na música “Je Sais”.

Após esse dueto, Princess Lover confirmou o seu talento na música “Dans La Vie” e anunciou o seu tão aguardado álbum solo “Juste Moi” em 2003 e mais um grande sucesso “Mon Soleil”. Em 2007, ela lançou o segundo álbum “Tous Mes Rêves”, que destaca a cantora como uma das vozes mais belas e doce do zouk.



sábado, 22 de setembro de 2012

PERLE LAMA



Ela nasceu em Fort-de-France nas ilhas Martinica e aos 14 anos de idade Perle foi revelada para a música e acabou vencendo o prêmio JM Harmony, onde teve a oportunidade de gravar seu primeiro álbum “Challenger”, que vendeu mais 20 mil cópias e a música carro-chefe do álbum “Akwarei A Sé Taw” ganhou o prêmio de Melhor Música Zouk do Ano de 2000.

Em 2001, Perle lança seu segundo álbum “Perle Etc” com destaque para as músicas “Don`t Stop” e “Sweet Time (Suite)”. A critica do Caribe viu na música Zouk e Reggae de Perle Lama o renascimento do gênero R&B. Depois de ter suas músicas incluídas em várias coletâneas do gênero, como o grande sucesso “Fow Kimbè” , duetos com vários artistas e ainda ser contemplada com 2 prêmios de Melhor Interprete Feminino em 2003 e 2006, Perle Lama lançou seu terceiro álbum “Mizikasoleil” em 2006, incluindo mais um grande sucesso “Emmène Moi Avec Toi. Perle Lama foi considerada a Rainha do Zouk em 2007. Nos anos seguintes Perle lançou vários singles que fizeram parte de diversas coletâneas de Zouk e finalmente em 2010, foi lançado o quarto álbum dela “Perle L`amazone”.

PERLE LAMA - AKWAREI A SÈ TAW / 2000