sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EDITH LEFEL



Ela nasceu na Guiana Francesa e aos 3 anos de idade seus pais se mudaram para a Martinica. Enquanto crescia na Martinica, presenciou a criação do zouk em meados dos anos 70. Aos 14 anos de idade se mudaram novamente, desta vez para Paris, onde começou sua carreira de cantora em 1984. Logo foi convidada a gravar sua primeira música de sucesso “Etiw Doudou”, que fez parte do primeiro álbum “La Klé”, de 1988.

Edith Lefel passou a fazer dueto com outros artistas e se tornou conhecida em todo Caribe, principalmente com a música “Ich Maman” em parceria com o cantor Jean-Luc Lazair. Essa música abriu caminho para uma variante mais lenta e mais sensual do gênero zouk, chamada de zouk love com melodias suaves e batidas marcantes. Edith Lefel foi uma das cantora que popularizou esse novo estilo com seus discos.

Em 1992, ela lançou seu segundo álbum “Mèci”, que vendeu mais de 40 mil cópias e ainda ganhou o prêmio de Melhor Vocalista Feminino do Ano. Em 1996, lançou o terceiro álbum “Rendez-vous” e continuou sendo considerada uma das principais intérpretes do gênero afro-caribenho. Mais tarde, Edith Lefel levou sua carreira em direção totalmente diferente do gênero zouk, cantando músicas populares francesas e ainda gravou mais três álbuns, até a sua morte em 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário